Guia para viajar

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Informações sobre acessibilidade, bagagens, embarque e outros assuntos

Aqui, você encontrará informações sobre como estamos trabalhando para tornar as viagens mais acessíveis e acolhedoras para todos os passageiros.

As informações são direcionadas aos passageiros com Necessidade de Assistência Especial (PNAE) e dicas da ANAC sobre acessibilidade nos aeroportos. Junte-se a nós em nossa busca por viagens inclusivas e sem barreiras em que a acessibilidade é uma prioridade.

O Passageiro com Necessidade de Assistência Especial (PNAE) conta com uma norma específica da ANAC para garantir a assistência adequada durante sua viagem aérea: a  Resolução nº 280, de 11 de julho de 2013.

O PNAE tem direito aos mesmos serviços que são prestados aos usuários em geral, porém em condições de atendimento prioritário, em todas as fases de sua viagem e durante a vigência do contrato de transporte aéreo, inclusive com prioridade em relação aos passageiros frequentes.

Acessibilidade no Aeroporto de Uruguaiana

Cadeiras de rodas

Cadeiras de rodas

Rampas

Rampas

Stair Track*

Stair Track*

* Equipamento disponibilizado pelo Operador Aéreo

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Uruguaiana dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

 

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

 

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

Solicitação de Atendimento ao PNAE

 

Caso necessite de assistência especial, é muito importante informar à empresa aérea com antecedência, para que seja possível alocar funcionários e equipamentos e, assim, providenciar um atendimento adequado.

É dever do Passageiro com Necessidade de Assistência Especial informar à empresa aérea sobre suas necessidades. Essa comunicação deve ser feita:

É dever do Passageiro com Necessidade de Assistência Especial informar à empresa aérea sobre suas necessidades. Essa comunicação deve ser feita:

No ato da compra da passagem ou com antecedência mínima de 72 horas do horário previsto de partida do voo, caso necessite de acompanhante ou de cuidados médicos especiais, como o uso de maca, oxigênio ou outro equipamento médico. Nesses casos, é necessário apresentar documentos médicos comprobatórios, e a empresa solicitará o preenchimento de um formulário padrão chamado Formulário de Informações Médicas (MEDIF) fornecido pela empresa aérea;

No ato da compra da passagem ou com antecedência mínima de 72 horas do horário previsto de partida do voo, caso necessite de acompanhante ou de cuidados médicos especiais, como o uso de maca, oxigênio ou outro equipamento médico. Nesses casos, é necessário apresentar documentos médicos comprobatórios, e a empresa solicitará o preenchimento de um formulário padrão chamado Formulário de Informações Médicas (MEDIF) fornecido pela empresa aérea;

Nas 48 horas antes do horário previsto de partida do voo para os outros tipos de assistência, como assento especial, por exemplo;

Nas 48 horas antes do horário previsto de partida do voo para os outros tipos de assistência, como assento especial, por exemplo;

A empresa terá de responder à solicitação em até 48h.

A empresa terá de responder à solicitação em até 48h.

A ausência das informações sobre a necessidade de assistência especial dentro dos prazos especificados não deve inviabilizar o transporte do PNAE se o passageiro concordar em ser transportado com as assistências que estiverem disponíveis.

A ausência das informações sobre a necessidade de assistência especial dentro dos prazos especificados não deve inviabilizar o transporte do PNAE se o passageiro concordar em ser transportado com as assistências que estiverem disponíveis.