Guia para viajar

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Informações sobre acessibilidade, bagagens, embarque e outros assuntos

Aqui, você encontrará informações sobre como estamos trabalhando para tornar as viagens mais acessíveis e acolhedoras para todos os passageiros.

As informações são direcionadas aos passageiros com Necessidade de Assistência Especial (PNAE) e dicas da ANAC sobre acessibilidade nos aeroportos. Junte-se a nós em nossa busca por viagens inclusivas e sem barreiras em que a acessibilidade é uma prioridade.

O Passageiro com Necessidade de Assistência Especial (PNAE) conta com uma norma específica da ANAC para garantir a assistência adequada durante sua viagem aérea: a  Resolução nº 280, de 11 de julho de 2013.

O PNAE tem direito aos mesmos serviços que são prestados aos usuários em geral, porém em condições de atendimento prioritário, em todas as fases de sua viagem e durante a vigência do contrato de transporte aéreo, inclusive com prioridade em relação aos passageiros frequentes.

Acessibilidade no Aeroporto de Foz do Iguaçu

Ambulift

Ambulift

Cadeira de rodas

Cadeira de rodas

Equipamento de oxigênio

Equipamento de oxigênio

Macas

Macas

Stair Track

Stair Track

Ônibus

Ônibus

Pontes de embarque

Pontes de embarque

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Foz do Iguaçu dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

 

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

 

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

Solicitação de Atendimento ao PNAE

 

Caso necessite de assistência especial, é muito importante informar à empresa aérea com antecedência, para que seja possível alocar funcionários e equipamentos e, assim, providenciar um atendimento adequado.

É dever do Passageiro com Necessidade de Assistência Especial informar à empresa aérea sobre suas necessidades. Essa comunicação deve ser feita:

É dever do Passageiro com Necessidade de Assistência Especial informar à empresa aérea sobre suas necessidades. Essa comunicação deve ser feita:

No ato da compra da passagem ou com antecedência mínima de 72 horas do horário previsto de partida do voo, caso necessite de acompanhante ou de cuidados médicos especiais, como o uso de maca, oxigênio ou outro equipamento médico. Nesses casos, é necessário apresentar documentos médicos comprobatórios, e a empresa solicitará o preenchimento de um formulário padrão chamado Formulário de Informações Médicas (MEDIF) fornecido pela empresa aérea;

No ato da compra da passagem ou com antecedência mínima de 72 horas do horário previsto de partida do voo, caso necessite de acompanhante ou de cuidados médicos especiais, como o uso de maca, oxigênio ou outro equipamento médico. Nesses casos, é necessário apresentar documentos médicos comprobatórios, e a empresa solicitará o preenchimento de um formulário padrão chamado Formulário de Informações Médicas (MEDIF) fornecido pela empresa aérea;

Nas 48 horas antes do horário previsto de partida do voo para os outros tipos de assistência, como assento especial, por exemplo;

Nas 48 horas antes do horário previsto de partida do voo para os outros tipos de assistência, como assento especial, por exemplo;

A empresa terá de responder à solicitação em até 48h.

A empresa terá de responder à solicitação em até 48h.

A ausência das informações sobre a necessidade de assistência especial dentro dos prazos especificados não deve inviabilizar o transporte do PNAE se o passageiro concordar em ser transportado com as assistências que estiverem disponíveis.

A ausência das informações sobre a necessidade de assistência especial dentro dos prazos especificados não deve inviabilizar o transporte do PNAE se o passageiro concordar em ser transportado com as assistências que estiverem disponíveis.